Dança Criativa

Dança Criativa (Infantil)

A dança criativa é uma prática de dança que tem o foco voltado para instigar a capacidade de criação. Baseia-se na organização espacial do movimento, na sua qualidade, ritmo e dinâmica, no conhecimento e exploração do corpo e no estudo coreográfico, propondo a descoberta do corpo, do movimento e suas potencialidades. Através de percepções sensório-motoras, o trabalho procura orientar a criança na descoberta das possibilidades corporais e na investigação da sua linguagem artística, desenvolvendo a consciência, a criatividade e a expressividade do corpo. Assim, ela adquire maior controle dos seus movimentos, passando a ter maior autonomia para explorar o mundo que a rodeia.

Buscando desenvolver na criança uma identificação motora de equilíbrio, lateralidade e coordenação através de movimentos dançantes, nas aulas de dança criativa privilegiam-se temas básicos de movimento e suas variações, ao invés de uma série de exercícios e passos codificados e repetitivos. O trabalho desenvolvido  visa incentivar o prazer do movimento, o autoconhecimento e noções de coletividade e colaboração por meio da dança. Os pequenos compreendem o movimento – o que é, onde ocorre, como acontece e com quem se move – em jogos divertidos, de forma lúdica.

 

“A dança é uma maneira de expressar ideias e emoções. Isso não pode ficar de fora quando se quer formar crianças que descubram o prazer dos movimentos.” Isabel Marques.

 

Por Sabrina Barros

Dança Criativa nova modalidade do Espaço Giocare