fbpx
Importância das apresentações e espetáculos de dança.
Espetáculo “Cinderela” – Acervo Espaço de Dança Giocare

A dança é, assim como o teatro e a música, uma manifestação artística, e assim como toda arte, o olhar do público e a interação com a plateia é o que transforma a obra em obra. Do contrário seria apenas uma coreografia dançada para si mesmo.

Para um artista – aqui do ponto de vista da dança – perceber a atenção do público, a respiração, as reações em relação ao apresentado transformam a maneira como se executa o trabalho.

Arte é comunicação e está diretamente ligada ao povo. Povos se manifestam artisticamente desde os primórdios da Era Paleolítica (Silva, 2005).

As apresentações, mostras, exposições, performances, espetáculos são importantes para o artista mostrar o seu trabalho e para o público apreciá-lo.

Este é um momento em que o público pode ter acesso a diferentes eventos culturais, transformando seu olhar pela arte.

Ir ao teatro assistir uma peça ou um balé, ao cinema, visitar exposições de artes plásticas, prestigiar concertos de música entre outras coisas, contribui para a formação de público. No sentido de entender a atmosfera desses ambientes e perceber as sensações que um evento artístico causa ou não. Sentir incômodo ou prazer, alegria ou tristeza, ansiedade ou calma.

Expor a obra é se expor ao mundo e quanto mais as pessoas frequentam esses espaços, quanto mais têm acesso a essas manifestações culturais, mais elas entenderão que a arte é um trabalho e que portando precisa ser valorizado.

O acesso à arte está diretamente ligado ao acesso a educação.

E em uma escola de danças?

Em uma escola de danças, as apresentações são tão importantes quanto em companhias e grupos independentes.

Numa escola, as apresentações servem, além de tudo isso, como observatório do trabalho desenvolvido nas aulas e também como forma de socialização por parte dos alunos para com o público.

O aluno que se apresenta desenvolve a habilidade de trabalhar em grupo e entender as etapas de produção de uma obra, as demandas com ensaios e as horas de dedicação, além disso também tem contato com outros trabalhos “por trás das coxias”, identifica o papel do iluminador, do sonoplasta, da equipe de produção, do figurinista…

Expor-se é lidar com a timidez, o medo e o nervosismo e encontrar em outros colegas, amigos e professores o apoio para continuar.

Apresentações de dança: Première Giocare

Desta maneira o Espaço de Dança Giocare vêm preparando com carinho e dedicação uma mostra artística que tem o nome de Première.

Este evento será realizado no dia 15 de Maio de 2022 no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus na cidade de Vinhedo – SP.

A Première tem caráter arte-educativo pois é um evento para apresentar os conteúdos de dança estudados até aqui, onde alunos e professores mostrarão seu trabalho.

Também no mesmo dia será realizada a entrega de certificados e premiações para todas as alunas que participaram dos exames da Royal Academy of Dance no ano de 2021 e mudaram de nível.

Durante este evento de apresentações e premiações, também teremos a entrega do troféu “Amor à Dança”, dedicado a pessoa que melhor comemorar o dia da dança (29 de Abril) através do Instagram da escola.

Aliás, fica mais um questionamento:

Você sabe porque o Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de Abril?

A data foi escolhida pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como o Dia Internacional da Dança em homenagem à Jean Georges Noverre.

Jean-Georges Noverre – Wikipédia, a enciclopédia livre
Jean Georges Noverre – Google Imagens

jovem dançarino francês, que em 1754 foi promovido a mestre de balé da Ópera de Paris, montando espetáculos de estrondoso sucesso. Além de seu talento como dançarino, Noverre escreveu em 1760 uma das mais importantes obras sobre balé, Lettres sur la Danse (Cartas Sobre a Dança). (SILVA, 2005, p.89)

A obra “Cartas Sobre a Dança” tem tamanha importância porque registra exatamente o trabalho que era produzido na época e por esse feito tão importante o comitê escolheu o dia de seu nascimento como a data comemorativa da dança no mundo. 

Por isso, não perca a oportunidade de participar da comemoração de Dia Internacional da Dança… Além disso, venha assistir a Première adquirindo seu ingresso no link a seguir:

https://www.eventbrite.com.br/e/premiere-giocare-apresentacao-de-danca-dos-aluno-tickets-313879039657

Referências

SILVA, E. R. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

Share on facebook
Share on google
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro as novidades