fbpx

O coque tem muita importância e é, sem dúvida, a marca registrada da bailarina, podendo ser usado em todas as danças, especificamente, no ballet. Mas, você sabe qual a importância de usar coque durante as aulas? Sua relevância vai além da estética e da beleza?

Importância do coque nas aulas de ballet. Fonte: Biblioteca de imagens

Uniforme

O primeiro ponto é que o coque faz parte do uniforme e durante as aulas, as alunas devem usar:

  • meia-calça
  • collant, sapatilha e
  • coque nos cabelos!
Bailarinas usando uniforme completo nas aulas de ballet. Fonte: Biblioteca de Imagens

Assim como médicos devem usar roupas brancas, bailarinas devem usar coque.
O ballet ensina muitas coisas além da técnica: a disciplina é uma delas. E as bailarinas devem ter a disciplina de fazerem todas as suas aulas de ballet usando o uniforme completo.

Quer saber mais sobre o uso do uniforme? Então assista a esse vídeo da nossa professora “tia” Camila

Vídeo – Espaço de Dança Giocare

Correção

Quando o cabelo fica solto ou mesmo preso em um rabo, os fios podem obstruir a visão do professor e atrapalhá-lo de corrigir as posturas e movimentos do aluno. 

Além disso, o cabelo pode ficar caindo no rosto ou roçando os ombros e as costas, dificultando assim, o rendimento e o desenvolvimento da aluna.

Professora corrigindo alunas nas aulas de ballet – Fonte: Biblioteca de Imagens

Outra questão é que o cabelo polui visualmente todo o grupo, então, acaba se tornando um detalhe que distrai o professor dentre todos os aspectos que ele tem que se atentar na hora de analisar os passos. Mas isso não acontece apenas para a aluna que está com cabelo solto não, viu? Todas as alunas saem perdendo.

Movimento

No ballet, os movimentos acontecem pela ação e combinação de inúmeras forças. Assim, o indicado é que o aluno elimine o máximo de influências desnecessárias que atuam em seu corpo.

Por exemplo, a respiração é usada no momento oportuno em saltos e giros, com o objetivo de melhorar a dinâmica e mostrar suavidade nos passos. 

Com o cabelo acontece a mesma coisa. Exemplificando em um giro, o cabelo atua como uma força extra que puxa para fora (força centrífuga), fazendo o bailarino se desestabilizar e não conseguir completar o movimento. 

Assim, o coque é uma forma de manter o cabelo preso à cabeça e eliminar essa força desnecessária que só atrapalha na execução do passo.

E agora?

Procure aprender a fazer coque e ter o costume de fazê-lo antes de cada aula. Existem muitas formas de prender o cabelo usando tranças, rolinhos, grampos e adereços! Teste diferentes penteados até encontrar aquele que mais combina com seu tipo e tamanho de cabelo e a sua rotina.

Uma forma de fazer coque – Fonte: Biblioteca de imagens

O importante é que os fios não fiquem soltos, que os grampos não espetem a cabeça e que o coque fique bem preso, pois a sensação de que o penteado irá cair também é um fator de distração para a bailarina!

Isso significa que eu nunca mais vou dançar sem coque? 

Não! Essas recomendações de coque são para as aulas. Lembre-se que aulas mais livres também podem permitir cabelos mais soltos! Por isso, pergunte ao seu professor.

Tia Camila com outro penteado em uma montagem coreográfica. Fonte: arquivo da escola.

Em montagens coreográficas, isso fica a cargo do professor ou coreógrafo. Caso eles optem por um outro tipo de penteado ou cabelo solto, a coreografia será adequada para esse tipo de cabelo.

Agora que você já sabe a importância do coque, não deixe de usá-lo em suas aulas!

Share on facebook
Share on google
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro as novidades