fbpx
ballet adulto giocare vinhedo

Você sabe se o Ballet Adulto é recomendado para você?

Dos desenhos infantis às propagandas de roupa, muitas coisas no nosso cotidiano nos levam à percepção comum de que o ballet é uma atividade praticada apenas por crianças. No entanto, especialmente em um período de grandes discussões sobre o etarismo (preconceito contra determinadas faixas etárias), é importante lembrar que a dança é para todos.

Existem aulas de Ballet para adultos?

Sim! As aulas de Ballet Adulto são cada vez mais comuns ao redor do globo, trazendo lazer, arte, exercício físico e socialização para bailarinas adultas – iniciantes ou não.

Qual é a idade ideal para começar a dançar?

Apesar da maioria das grandes bailarinas profissionais terem começado a dançar ainda bem jovens, o ballet não é exclusivo aos mais novos. A norueguesa Grete Brunvoll, por exemplo, dançou até o fim de sua vida, aos 92 anos, entrando para a história como a bailarina ativa mais velha do mundo. O Ballet, como provou Grete, pode contemplar todas as idades, embora – naturalmente – cada uma com um foco e uma intensidade diferentes.

Para que serve o Ballet Adulto?

A prática do Ballet Adulto traz a vantagem óbvia da atividade física. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. A manutenção da estética corporal, o aumento da criatividade, a disciplina e a socialização são apenas alguns dos muitos fatores que vêm convencendo mais e mais adultos do mundo inteiro a iniciar as aulas de dança. Cristina Lico, aluna do Espaço de Dança Giocare desde 2022, conta: “Tomei coragem e entrei para o grupo de Ballet Adulto. Pela primeira vez na vida, comprei e calcei minha própria sapatilha. Hoje, posso dizer que o Ballet é muito mais do que uma atividade física ou do que um passatempo para mim”. O depoimento na íntegra se encontra no Instagram da Giocare.

O Ballet Adulto é só para quem já dançou quando jovem?

Uma das coisas mais interessantes sobre o Ballet Adulto é justamente sua diversidade! De jovens adultas a idosas como Grete Brunvoll, a prática engloba adultas de idades e experiências diversas! Tendo dançado a vida inteira ou sendo completamente nova no mundo da dança, qualquer uma é muito bem-vinda ao Ballet Adulto: o único pré-requisito é a vontade de dançar. “Muito ao contrário de muitas meninas, comecei depois de adulta”, compartilha a aluna da Giocare Marcela Paffaro. “No começo é tudo um ‘bicho de 7 cabeças’, mas depois de um tempo a gente vê que ficar na ‘meia ponta’ é mais fácil do que imaginávamos”, diz a bailarina, que começou a dançar aos 29 anos. Ela ainda acrescenta: “Há principalmente o apoio e a motivação, vindas tanto das professoras quanto de nossas amigas/colegas de sala e, algumas vezes, de meninas mais experientes, que dançam há mais tempo e já estão prestando exames [da Royal Academy of Dance] em níveis avançados.”

Me interessei. E agora?

Se você é uma adulta que quer cuidar do corpo e da mente, é provável que tenha se interessado pelo Ballet Adulto. Nesse caso, o próximo passo a ser tomado é muito simples: procure aulas de qualidade que se adequem ao seu nível de experiência – que pode variar de absolutamente nenhuma até uma vida inteira de dança – e te proporcionem todos os benefícios da dança. Isso você vai encontrar no Espaço de Dança Giocare. Localizada em Vinhedo, a escola oferece aulas de Ballet Adulto em diferentes períodos, para diferentes níveis e com diferentes professoras. Assim, se você quer experimentar um pouco do que a dança tem a oferecer – independente de suas necessidades – a Giocare tem uma aula para você! Entre em contato e marque já uma aula teste.

Share on facebook
Share on google
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro as novidades