Na aula de balé infantil existe muito encantamento e “magia”, todo movimento e estímulos acontecem de forma lúdica, para que a criança possa se desenvolver brincando ou brincar e se desenvolver.
As crianças que praticam uma atividade como o balé obtêm inúmeros benefícios como a melhora da coordenação dos movimentos, consciência corporal, socialização, equilíbrio, enfim nossa lista vai longe.
Mas, porque a consciência corporal é tão importante para uma criança de 3, 4 ou 5 anos?
Falar de consciência corporal é ligar diretamente ao movimento humano, diz Lapierre (2004) que a pulsão de movimento aparece antes mesmo do nascimento, permitindo a aquisição da força, da resistência, da coordenação, do ajustamento dos gestos, do equilíbrio do corpo, entre outras.
Autores e estudiosos da área, acreditam que a psicomotricidade, uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através do seu corpo em movimento e nas suas relações com seu mundo interno e externo, é um componente essencial no desenvolvimento humano, onde toda a dinâmica da motricidade, os movimentos amplos ou finos, direcionados ou não, vão refletir diretamente no corpo e no aprendizado infantil.
O que isso quer dizer?
Que com os estímulos corretos dos movimentos, da percepção espacial e da percepção musical, podem ajudar o seu filho na escrita, na fala, nos estudos, na autoimagem, que futuramente serão necessários para a vida adulta saudável e na comunicação com outras pessoas e outras crianças.
A professora de balé não é simplesmente uma contadora de história ou animadora, ela é mediadora de movimentos que tem o intuito de desenvolver nas crianças suas capacidades afetivas e perspectivas de integração social e o conhecimento do corpo e tudo de uma forma lúdica e divertida.
Veja no vídeo abaixo como nossa aluninha Gabrielly se diverte durante a aula de ballet e mesmo assim realiza atividades de coordenação, percepção musical, estímulos sensoriais e equilíbrio. Tudo isso realizado dentro de apenas uma aula, imagina ao longo de um ano de pratica, como podem ser positivos esses benefícios para as crianças.
“Por isso, se faz necessário que toda criança, tenha a oportunidade de viver em um ambiente que lhe proporcione meios para seu desenvolvimento psicomotor. Que bom seria se toda criança tivesse a oportunidade de brincar, jogar, movimentar-se, vivenciar os encantos existentes em todas as brincadeiras livres, descontraídas e criativas, vivenciadas por muitos de nós e que infelizmente estão sendo esquecidas e deixadas de lado por muitos pais e educadores.”
Um adulto saudável foi uma criança que brincou, imaginou, dançou e se divertiu.
Gostaria de se matricular? Entre em contato com nossa secretaria para mais informações sobre dias e horários de aulas abertas
FONTE: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edfis_uepg_silvanafranzonmosconi.pdf