fbpx

Dores no pescoço, na região cervical, com dificuldade em movimentar a cabeça… Sente a musculatura enrijecida e por vezes fica nítido ao se olhar no espelho e se ver torta; estamos falando de torcicolo (torci – torcido, torto / colo – pescoço)

E quem nunca teve torcicolo? Já que atinge desde a população infantil à população de adultos.

Fonte: biblioteca de imagem

O que causa torcicolo?

Na maioria das vezes o torcicolo/dores no pescoço é de causa muscular e pode ser gerado por diversos motivos:

  • Dormir numa posição desconfortável;
  • Permanecer muito tempo usando o celular ou horas sentado na mesa de trabalho em frente ao computador;
  • Permanecer em posições inadequadas para conseguir limpar aquele cantinho da casa, ou
  • Ficar horas com seu filho no colo, fazendo compensações e sobrecarregando sua coluna cervical.

Logo entende-se que a má postura pode gerar e intensificar as dores no pescoço.

Mas, entenda que até mesmo a pessoa com a postura mais invejável pode ser acometida pelo torcicolo. Isso mesmo, existem outros fatores que podem levar a um torcicolo de causa muscular, como:

  • um movimento brusco inesperado;
  • um choque térmico por uma corrente de ar frio; ou
  • até mesmo o estresse vivido diariamente

Ansiedade x Torcicolo

Sabe aquela ansiedade gerada por inúmeras tarefas a serem concluídas e a preocupação em dar conta de tudo? Acabam por gerar ainda mais tensão! E adivinhe só onde essa tensão irá se acumular? Exatamente na região do pescoço e dos ombros.

Note que a maioria das situações geradoras do torcicolo e das dores no pescoço, são causadas por manter a cabeça na mesma posição por um longo período te tempo e de forma errada e consequentemente resulta na diminuição da flexibilidade do pescoço e no enrijecimento dos músculos.

Como evitar dores no pescoço?

O primeiro passo para evitar as dores cervicais é cuidar de sua postura!

Lembre-se que ela determina a eficiência da realização da tarefa solicitada e isso só acontecerá se você acomodar sua postura adequadamente ao ambiente e exigências necessários para a conclusão da tarefa.

Tente aplicar as sugestões a seguir, em duas situações comuns em que a falta de postura pode lhe gerar dores:

  • Para dormir, evite travesseiros muito altos a tentativa é manter a cervical numa posição neutra, sem rotações ou inclinações laterais.
  • E o mais importante, NÃO DURMA DE BARRIGA PARA BAIXO, pois nessa posição é inevitável rotacionar a cabeça para um dos lados.
fonte: biblioteca de imagem

Se esta é a posição que mais gosta de dormir, comece a reeducar este hábito, pois lembre-se que permanecerá horas nessa posição e pior que um torcicolo será ter que lidar com lesões mais complexas.

Afinal serão anos de vida, multiplicados por horas de sono, exigindo de maneira errada do seu corpo, então MUDE JÁ! Pois o resultado desta conta não vai ser positivo e nem agradável!

  • Tente manter a cervical neutra, sem projeções para frente, para baixo ou para os lados durante o momento de trabalho ou estudo em frente ao computador.

Para isso o ideal é manter a tela de seu computador na altura dos seus olhos e NADA de atender o TELEFONE enquanto faz a digitação.

É preciso entender que a dor é carente e egoísta, ela exige que você só pense nela, só sinta ela e por isso tentar resolver e dar conta das suas tarefas sentindo dor, não lhe trará bons resultados, muito menos conseguir ser simpático e ter bom humor num momento de dor.

Em vista disso, acredite que PREVENIR É O MELHOR CAMINHO para evitar inúmeros problemas!

Como prevenir torcicolo?

  • Mantenha uma rotina saudável de exercícios e evite passar longos períodos numa mesma posição. Portanto, de tempos em tempos movimente-se, espreguice-se, hidrate-se, alongue-se e relaxe, e entenda que isso não é procrastinar mas se tornar ainda mais eficiente.

E se você está em plena crise, sofrendo com torcicolo, os alongamentos suaves podem te ajudar na sua recuperação e alívio da dor.

Afinal a dor pode perturbar e acabar com seu humor, além de ser um grande limitador de produtividade!

Passa muito tempo sentado na frente do computador e sente dores no pescoço?

Assista o vídeo, ele pode te ajudar!

Referências

Anônimo. Torcicolo: tipos, sintomas, tratamento e prevenção. Disponível em:<http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/torcicolo-tipos-sintomas-tratamento-e-prevencao/>. Acesso em: 06 de abril de 2021

LIMA, V. D. Ginástica Laboral: atividade física no ambiente de trabalho. – 2ª. Edição – São Paulo: Phorte, 2005.

NELSON, A. G.; KOKKONEN, J. Anatomia do alongamento: guia ilustrado para aumentar a flexibilidade e a força muscular; Tradução Mirtes Frange de Oliveira Pinheiro – Barueri, SP: Manole, 2007.

SANTOS, J. P. D. Auriculoterapia no tratamento do torcicolo. Disponível em: <https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/13/02_-_Auriculoterapia_no_tratamento_do_torcicolo.pdf> Acesso: em 08 de abril de 2021.

Share on facebook
Share on google
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

4 respostas

  1. Quero agradecer ao autor do post por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco. É admirável a forma como você consegue tornar um assunto complexo em algo simples e acessível para todos. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro as novidades